domingo, novembro 27, 2005

Meu primeiro blog

Achei meu primeiro blog. Creio que o criei assim que vi o conceito dos blogs. Foi uma recriação de um jornal que mantive inicialmente com meus primos Carlos Gustavo e Paulo Henrique, mas que depois fui mantendo sozinho quando adolescente. O nome era Jornal da Família, dado pelo Carlos, e nele publicávamos notícias, opiniões, brincadeiras e até fotos da família. Nunca me esquecerei da primeira manchete do JF, criada pelo Carlos, "Papai chama Sarney de ladrão". Os arquivos do JF, infelizmente ainda não digitalizados, mostram a evolução da computação:

- a primeira edição foi em máquina de escrever (bicolor, tinha preto e vermelho, daquelas manuais mesmo;

- chegamos a usar também uma impressora horrível, a pior que já existiu, a Grafix MTA, que não tinha acentos, nem modo de qualidade maior, nada disso, era uma matricial de 8 pinos ASCII puro;

- ainda na era do Apple II clonado, passamos a usar a mesma Grafix com programas gráficos, o que melhorou um pouco a qualidade da diagramação, mas não da impressão;

- também no Apple tive um scanner inenarrável, que capturava imagens em pausa de vídeo cassete. Só que naquela época o video era 2 cabeças, cheio de lixo na imagem, a qualidade da imagem scaneada a partir dessa fonte e impressa na Grafix era impossível. Mas o JF já fazia fotografia digital na década de 80! :-))

- depois veio o PC, a impressora laser, o Windows, tudo se sofisticou. Lembro-me de ter feito vários outros jornais, mais notadamente o Transmogrificating News, o qual também não teve seu arquivo digitalizado.

É isso. Nalguma hora vou digitalizar esses acervos precisosos!

Nenhum comentário: